A senadora Damares Alves foi diagnosticada com câncer. A informação foi revelada por ela nesta terça-feira, dia 27, durante sessão de uma subcomissão de Direitos Humanos do Senado, que discute propostas voltadas ao enfrentamento e à prevenção da doença.
A parlamentar recebeu o diagnóstico no dia 18 de julho, realizou os exames, incluindo biópsias e ressonâncias, e foi submetida à cirurgia em 18 dias. Cinco dias depois, já retornou ao trabalho no Congresso, mesmo com dores. Trata-se de um câncer de mama, descoberto precocemente.
Damares relatou que começará o tratamento de radioterapia na próxima segunda-feira, dia 1º de setembro. Ela se mostrou otimista e disse que já considera estar curada, declarando vitória sobre a doença. A senadora também expressou o desejo de que todas as mulheres no Brasil tenham o mesmo acesso à saúde que ela recebeu.
A decisão de revelar o diagnóstico publicamente foi tomada para alertar outras mulheres sobre a importância da detecção precoce para um tratamento eficaz. Ela afirmou ainda que tornar a situação pública “requer muita coragem”, motivada pelo susto, angústia e dor que enfrentou.
Ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos no governo de Jair Bolsonaro, Damares Alves tem 61 anos.