Saiba o que a família vai fazer com as cinzas de Preta Gil

Homenagens dividem opiniões nas redes, mas reforçam legado afetivo da artista
Cantora Preta Gil Cantora Preta Gil
Preta Gil - Foto: Reprodução/ Instagram

A família de Preta Gil decidiu transformar a despedida da cantora e empresária em uma homenagem afetiva e plural. Atendendo a um desejo manifestado por ela ainda em vida, as cinzas da artista foram divididas entre familiares e amigos íntimos. A partilha tem como objetivo permitir que pessoas marcantes em sua trajetória carreguem consigo uma lembrança física de Preta, reforçando laços de afeto e memória.

Parte das cinzas foi colocada em pequenos recipientes e seguirá por diferentes caminhos, conforme a vontade dos destinatários. Uma porção será espalhada em locais de significado pessoal, como a casa e o cais que ela frequentava na Bahia, um de seus refúgios mais queridos. Outra parte será transformada em diamante, como forma de eternizar sua presença, segundo o jornal O Globo.

A família também optou por uma homenagem pública. Uma urna contendo parte das cinzas foi usada na confecção de um busto realista da cantora, instalado no columbário do Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju, Zona Portuária do Rio de Janeiro. O espaço, aberto à visitação, inclui ainda mensagens escritas por amigos e familiares, criando um ponto permanente de memória para os fãs.

Preta Gil faleceu no dia 20 de julho de 2025, aos 50 anos, após um longo tratamento contra um câncer colorretal diagnosticado em 2023. Na época, ela estava nos Estados Unidos em busca de cuidados médicos. O velório aconteceu cinco dias depois, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde milhares de fãs e personalidades se despediram da artista. Em seguida, a cremação ocorreu em cerimônia reservada.

Relembre como foi o velório de Preta Gil: