Record anuncia Mariana Godoy como nova apresentadora do Jornal da Record

Jornalista estava na função há duas semanas, durante as férias de Christina Lemos, que ocupava o posto até então.
Jornalista Mariana Godoy na bancada do Jornal da Record Jornalista Mariana Godoy na bancada do Jornal da Record
Mariana Godoy - Foto: Reprodução/ Instagram

A Record anunciou oficialmente que Mariana Godoy será a nova titular da bancada do Jornal da Record, ao lado de Eduardo Ribeiro. A jornalista, que já vinha cobrindo as férias de Christina Lemos, estreia na nova função a partir da próxima segunda-feira, 7 de julho. A mudança marca o retorno da parceria entre Mariana e Eduardo, que dividiram a apresentação do Fala Brasil desde setembro de 2022.

Contratada pela emissora em fevereiro de 2021, Mariana Godoy permaneceu por quatro anos no comando do Fala Brasil, até ser promovida ao principal telejornal da casa. A movimentação faz parte de uma ampla reformulação no jornalismo da Record, que nos últimos dias já havia confirmado a saída de Sérgio Aguiar e a efetivação de Eduardo Ribeiro como âncora do Jornal da Record.

Com a nova composição, Christina Lemos deixa a bancada do JR, cargo que ocupava desde 2020, quando substituiu Adriana Araújo, mas continuará no noticiário com destaque. Ela assumirá exclusivamente o bloco de política, área em que atua há mais de 30 anos, grande parte desse período com base em Brasília. Christina também será responsável por apresentar a nova edição da meia-noite do JR 24 Horas, que passará por uma reformulação e terá foco ampliado em temas políticos e econômicos. A data de estreia do novo formato ainda não foi definida.

Jornalista Christina Lemos no estúdio do Jornal da Record
Christina Lemos – Foto: Reprodução/ Instagram

As mudanças se estendem também ao Fala Brasil. Paloma Poeta, que havia assumido o jornal com a ida de Eduardo Ribeiro para o noticiário noturno, passará a dividir a bancada com Luiz Fara Monteiro. O jornalista retorna a São Paulo após anos de atuação em Brasília, onde se destacou na cobertura política e chegou a apresentar o programa Café com o Presidente, entre 2003 e 2010, durante o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva.

Em comunicado enviado à imprensa, a Record afirmou que as mudanças têm como objetivo fortalecer ainda mais a presença do jornalismo da emissora nas principais faixas horárias do dia. A nova fase reunirá nomes de credibilidade e longa trajetória, apostando na experiência de seus profissionais para consolidar a liderança e a qualidade da informação em sua grade.

Mudança recente

Esta é pelo menos a segunda mudança na equipe de apresentadores titulares do Jornal da Record em menos de um mês. Na primeira quinzena de junho, Sérgio Aguiar foi demitido apenas três meses depois de assumir a apresentação do principal telejornal da emissora. Ele estava de férias e foi informado do desligamento assim que retornou ao trabalho, no dia 13 de junho.

Em uma publicação nas redes sociais, Sérgio fez uma reflexão sobre os quase seis anos em que trabalhou na Record, destacando a importância desse período para sua carreira de 35 anos na televisão, dos quais 22 foram dedicados à Globo. No texto, revelou que a emissora justificou sua demissão alegando que ele seria “sofisticado demais” para o Jornal da Record, que passa por uma reformulação.

Na época, conforme noticiado, e que agora começa a ser implementado com a promoção de Mariana Godoy, o plano da Record é tornar o telejornal mais informal e adotar um formato sem bancada, semelhante ao que já é praticado por concorrentes como SBT e RedeTV!.

A saída de Sérgio Aguiar ocorreu pouco tempo depois da demissão de Celso Freitas, que esteve por décadas na bancada do Jornal da Record.

Mariana Godoy

Mariana Godoy é uma das jornalistas brasileiras mais respeitadas. Formada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, em São Paulo, iniciou sua carreira em 1986 como redatora em uma agência de publicidade no interior paulista, além de atuar na extinta Rádio Cidade. Participou do surgimento da TV a cabo no Brasil com a inauguração do Canal+ UHF 29 e iniciou sua trajetória na televisão em 1988, como jornalista esportiva na TV Gazeta.

Em 1989, Mariana foi para a Rede Manchete e, em 1991, para o SBT. Chegou à Rede Globo em 1992, onde começou fazendo reportagens para o São Paulo Já e o Jornal Hoje, além de apresentar eventualmente. Entre 1993 e 2002, destacou-se na cobertura dos desfiles das escolas de samba de São Paulo, inicialmente ao lado de William Bonner, depois Cléber Machado e Britto Júnior, sempre com Maurício Kubrusly nas transmissões. Em 1996, apresentou a previsão do tempo no Jornal Nacional por seis meses.

De 1998 a 2000, dividiu a apresentação da primeira edição do SPTV com Chico Pinheiro. Entre 2001 e 2010, comandou o Bom Dia São Paulo e fez entradas no Bom Dia Brasil. Em 2003, apresentou o Jornal Hoje durante a licença maternidade de Sandra Annenberg. No início de 2010, afastou-se temporariamente do Bom Dia São Paulo para se preparar para a narração do Carnaval de São Paulo, mas, em abril daquele ano, anunciou sua saída definitiva do programa, após quase uma década à frente do jornalístico matinal. Passou a apresentar a primeira edição do SPTV até setembro de 2011.

No mesmo ano, foi uma das novidades dos 15 anos do canal GloboNews, estreando em outubro no Jornal das Dez, apresentando o bloco paulista. Em abril de 2012, mudou-se para o Rio de Janeiro para comandar integralmente o noticiário. Em outubro de 2014, após 23 anos na Globo, pediu demissão para voltar a morar em São Paulo com a família.

Em dezembro de 2014, Mariana assinou com a RedeTV!, onde passou a apresentar o talk show Mariana Godoy Entrevista. Em junho de 2017, estreou no rádio comandando o programa Café das 6 SP na Rádio Globo, ao lado do cronista Mentor Neto, permanecendo até maio de 2019. Em fevereiro de 2020, foi confirmada como apresentadora titular do RedeTV! News e, no mês seguinte, anunciou parceria com Mauro Tagliaferri no jornal Nova Manhã, da rádio NovaBrasil FM. Em junho daquele ano, pediu demissão da RedeTV! e deixou a rádio.

No fim de junho de 2020, Mariana foi contratada pela Rede Bandeirantes, onde estreou o talk-show Melhor Agora em setembro e assumiu o comando do Jornal Gente na Rádio Bandeirantes. Permaneceu na Band até janeiro de 2021. Em fevereiro de 2021, assinou contrato com a Record.

Acompanhe nossas notícias também no Twitter/X.