Preta Gil morre aos 50 anos

Cantora lutava contra o câncer e estava nos Estados Unidos para um tratamento alternativo
Cantora Preta Gil Cantora Preta Gil
Preta Gil - Foto: Reprodução/ Instagram

Morreu neste domingo, dia 20, aos 50 anos, a cantora Preta Gil, após uma intensa batalha contra o câncer. A artista vinha enfrentando complicações desde a última quinta-feira, dia 16, quando apresentou uma piora significativa em seu quadro clínico e não resistiu.

Em nota, sua assessoria expressou: “É com imensa dor e profundo pesar que comunicamos o falecimento da nossa amada Preta Gil. Foi uma mulher transgressora, sempre à frente do seu tempo. Quebrou paradigmas, provocou reflexões e iluminou caminhos com sua coragem. Uma mulher empoderada, que foi e continuará sendo luz para inúmeras outras mulheres.”

A mensagem da assessoria continuou: “Pretinha era justa, honesta, generosa. Uma mãe e avó dedicada, uma guerreira incansável que inspirou e seguirá inspirando milhares de pessoas. Sabemos o quanto sua luta foi dura, e o quanto ela desejava viver. Ela não desistiu nem por um instante.”

O comunicado encerrou com uma homenagem emocionada: “É esse amor pela vida, essa história de força e resiliência, que permanecerá eternamente em nossos corações. Te amamos, Preta. 🖤”

Luta de Preta contra o câncer

Diagnosticada com câncer em janeiro de 2023, Preta Gil passou por um longo tratamento e chegou a anunciar que estava curada. No entanto, exames em agosto de 2024 apontaram o retorno da doença, com tumores em dois linfonodos — glândulas responsáveis por ajudar o corpo a combater infecções —, uma metástase no peritônio, região próxima ao abdômen, e um nódulo no ureter, o tubo que leva a urina dos rins para a bexiga.

No final de 2024, ela foi submetida a uma cirurgia de mais de 21 horas para remoção dos tumores, seguida por quase dois meses de internação. Em maio deste ano, Preta Gil foi para os Estados Unidos, onde passou a fazer tratamentos alternativos após esgotar as opções convencionais no Brasil.