Morre, aos 8 anos, o segundo filho baleado pelo próprio pai em Itumbiara

Criança estava internada em estado gravíssimo na UTI do Hospital Estadual de Itumbiara desde o dia do crime.
Thales Machado e o dois filhos Thales Machado e o dois filhos
Secretário de Governo da Prefeitura de Itumbiara Thales Machado e o dois filhos — Foto: Reprodução/Instagram

O segundo filho do secretário de Governo de Itumbiara, Thales Naves Alves Machado, morreu nesta sexta-feira (13) após não resistir aos ferimentos provocados por disparos efetuados pelo próprio pai. A informação foi confirmada pela Polícia Civil. O menino permanecia internado em estado gravíssimo na UTI do Hospital Estadual de Itumbiara desde a noite de quarta-feira (11), data do crime.

O caso ocorreu no condomínio onde a família morava, em Itumbiara. Segundo a investigação, Thales Machado atirou contra os dois filhos e, em seguida, tirou a própria vida na madrugada de quinta-feira (12). O irmão mais velho chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Municipal Modesto de Carvalho, mas morreu horas depois. A Polícia Civil de Goiás informou que o episódio é tratado como homicídio consumado e homicídio tentado seguidos de autoextermínio por parte do autor. Até o momento, não há indícios de participação de terceiros nem informações oficiais sobre a dinâmica do crime.

Em carta póstuma publicada em rede social, Thales pediu desculpas a familiares e amigos, afirmou enfrentar dificuldades no casamento e relatou ter descoberto uma suposta traição da esposa. Horas antes do crime, ele também fez uma publicação com declarações de afeto aos filhos: “Que Deus abençoe sempre meus filhos. Papai ama muito”. A mãe das crianças estava em viagem para São Paulo no momento da tragédia.

Thales Machado e a família
Thales Machado em família – Foto: Reprodução/
Instagram

Thales Machado era secretário de Governo de Itumbiara desde 2021 e genro do prefeito Dione Araújo. Figura conhecida na política local, costumava se apresentar nas redes sociais como “nascido e criado em Itumbiara, pai, marido e alguém que acredita muito no cuidado com as pessoas”. Ele compartilhava com frequência registros da rotina familiar e momentos de lazer com os filhos, inclusive em jogos do Flamengo. Havia expectativa de que disputasse as eleições deste ano, com apoio do sogro, para cargos no Legislativo estadual ou federal.

Diante do ocorrido, a Prefeitura de Itumbiara decretou luto oficial de três dias. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, manifestou pesar nas redes sociais e suspendeu compromissos da agenda para ir a Itumbiara prestar apoio ao prefeito Dione Araújo. “Gracinha [primeira-dama de Goiás] e eu ficamos extremamente consternados com a tragédia que aconteceu em Itumbiara nesta noite. A notícia de violência dentro de um lar, sobretudo quando crianças são vítimas, atinge em cheio a família e coloca todo o nosso Estado de luto”, escreveu.

A Polícia Técnico-Científica realizou perícia no local e os corpos foram encaminhados para exames. O sepultamento do segundo filho ocorreu sob forte comoção, assim como o velório do irmão, realizado na casa do avô materno, em Itumbiara. As apurações seguem sob responsabilidade da Polícia Civil de Goiás.

Confira mais notícias nas redes sociais do jornalista Daniel Neblina.