A cantora Lauana Prado anunciou recentemente que está grávida de seu primeiro filho. A gestação foi alcançada após um longo processo de quatro anos de tratamento para engravidar, conduzido pela médica especialista em reprodução humana Camylla Silva.
Segundo a médica, o primeiro contato com Lauana Prado ocorreu há quatro anos, quando o desejo pela maternidade já era uma prioridade para a cantora. “Ela comentou: ‘ai, por mim eu já estava com o neném na fazenda amamentando. Mas, por causa dos projetos de trabalho, ela não ia conseguir colocar esse plano em prática tão cedo. Além disso, ela tem um histórico de menopausa precoce na família, e a gente percebeu que a reserva ovariana dela já estava no limite inferior para a idade dela’”, relatou Camylla Silva.

O tratamento começou com a intenção de congelar óvulos, mas, após avaliar o planejamento familiar da cantora, a médica recomendou o congelamento de embriões. “A diferença é que o óvulo é só a parte da mulher, e o embrião é o óvulo fecundado com o espermatozoide. Quando congelamos embriões, aumentamos as chances de gravidez e podemos já fazer teste genético para ver se o embrião tem todos os pares de cromossomos”, explicou.
Dois doadores
Inicialmente, Lauana Prado considerou utilizar um amigo como doador de sêmen. No entanto, a médica esclareceu que, no Brasil, o Conselho Federal de Medicina permite doador independente apenas por bancos de sêmen. “Se a gente parte para um doador conhecido, ele deixa de ser doador e vira pai”, afirmou. Diante disso, a cantora optou por um doador internacional.
O tratamento, no início, enfrentou dificuldades. No primeiro ciclo, apenas um embrião foi formado, e na segunda tentativa não houve embriões viáveis para congelamento. Para aumentar as chances de sucesso, Lauana Prado decidiu trocar o doador de sêmen e, em um terceiro ciclo, obteve mais embriões de boa qualidade. Uma quarta coleta resultou em seis embriões saudáveis ao todo.
Mioma atrasou transferência
No ano passado, antes da transferência do embrião, exames detectaram um mioma no útero de Lauana Prado, exigindo a pausa no tratamento e a remoção da condição. Após o procedimento, o planejamento de transferência foi retomado com sucesso.
A transferência do embrião ocorreu em novembro do ano passado. “Ela reencontrou esse embriãozinho que a gente colocou com todo cuidado dentro do útero. Algumas semanas depois, o ultrassom mostrou não só o embrião, mas também o coraçãozinho batendo, comprovando que a gestação estava evoluindo bem”, finalizou Camylla Silva.
Saiba mais sobre a gravidez de Lauana Prado:
Confira mais notícias sobre Lauana Prado e outros famosos nas redes sociais do jornalista Daniel Neblina.