A Globo decidiu tratar Pedro, do BBB 26, como participante expulso após a desistência do reality show na noite de domingo (18). A emissora formalizou, nesta segunda-feira (19), a rescisão do contrato firmado para a participação no programa e definiu que Pedro não receberá qualquer valor referente ao cachê ou aos dias em que permaneceu em confinamento. As informações são do colunista Gabriel Vaquer, da Folha.
A decisão partiu da direção do BBB 26, que considerou a situação como mais grave do que uma simples desistência. Internamente, a Globo avaliou que Pedro teve uma “conduta inadequada gravíssima” ao se envolver em um caso de assédio dentro da casa. Segundo a emissora, o participante apertou o botão de saída após perceber que seria expulso pelas regras do programa.
Com isso, Pedro perdeu todos os direitos previstos no contrato, incluindo pagamentos e possíveis vínculos futuros com a empresa. Apresentadores da Globo receberam orientação para se referirem a Pedro como “eliminado” ou “expulso”. Ana Maria Braga e Patrícia Poeta utilizaram esses termos em seus programas. Diferentemente de outros desistentes, que costumam enfrentar menos entraves jurídicos e, em alguns casos, mantêm contratos com a emissora, a situação de Pedro foi enquadrada como excepcional. Um exemplo citado internamente é o de Lucas Penteado, do BBB 21, que conseguiu preservar vínculos após deixar o programa.

Além do contrato de participação no BBB 26, a Globo rescindiu o vínculo de representação comercial de Pedro nas redes sociais, que era intermediado pela agência ViU, braço de influenciadores digitais da empresa. Após notificação formal, o e-mail de contato comercial foi retirado de seus perfis.
Durante a edição ao vivo de domingo (18), o programa exibiu imagens do momento em que Pedro encurralou Jordana Morais na despensa e tentou beijá-la. Jordana relatou o ocorrido aos colegas de confinamento. “Eu estava procurando o baby liss. O Pedro falou: ‘Na despensa deve ter mais’. Eu falei: ‘Vou ver’. Todo solícito, ele abriu e eu fui procurar. Eu não vou ficar excluindo ele, enfim… Ele pegou e entrou comigo na despensa, me pegou pelo pescoço e tentou me beijar. Eu falei: ‘Você tá louco?’ e ele falou: ‘Tô fazendo o que tô com vontade’”, afirmou.
A edição também mostrou Pedro no confessionário, explicando sua versão dos fatos. “Eu estava há dias querendo me segurar para não cobiçar as meninas, a Jordana principalmente, porque é parecida com minha esposa. Hoje eu acabei caindo nisso. Daí hoje eu acabei caindo nisso, olhei para ela, cobicei ela, desejei ela e achei que ela tinha dado moral também, tinha sido recíproco”, disse.
Após o ocorrido, Tadeu Schmidt conversou com os participantes e reforçou que Pedro seria expulso caso não tivesse deixado o programa. “Porque atitudes assim são inaceitáveis. Não apenas no BBB, mas em qualquer lugar. E as pessoas precisam entender isso. Esse tipo de atitude é inaceitável”, declarou o apresentador.
A área jurídica da Globo iniciou a elaboração de um relatório sobre o comportamento de Pedro durante o episódio para encaminhamento às autoridades. A Polícia Civil do Rio de Janeiro abriu inquérito para investigar o caso como importunação sexual.
Como parte das medidas, Pedro também foi retirado da vinheta oficial de participantes do BBB 26, prevista para estrear na edição de terça-feira (20). Editores do programa já excluíram sua imagem da abertura, considerada um dos momentos mais aguardados pelo público. Fora do reality, Pedro também enfrentou consequências pessoais, como o anúncio do fim do casamento, divulgado após o episódio.
Confira mais notícias sobre Pedro do BBB 26 e outros famosos nas redes sociais do jornalista Daniel Neblina.