Um dia após sua demissão da GloboNews, a jornalista Daniela Lima usou as redes sociais para fazer uma nova publicação que chamou a atenção dos seguidores. Nesta terça-feira (5), ela compartilhou a imagem de uma tatuagem com a frase do poeta Vinicius de Moraes: “Outros que contem passo por passo. Eu morro ontem, nasço amanhã, ando onde há espaço. Meu tempo é quando”. Veja:
Interpretação
A escolha do verso, considerada enigmática, foi interpretada por fãs e colegas como uma mensagem sobre liberdade, recomeço e desapego de amarras temporais — possível referência à forma como a jornalista vê sua saída da emissora. Daniela não adicionou nenhuma legenda ao post, reforçando o tom reflexivo do conteúdo.
A frase expressa uma visão livre e poética sobre o tempo e a existência. Ao dizer “outros que contem passo por passo”, o eu lírico rejeita rigidez e controle. “Eu morro ontem, nasço amanhã” sugere constante renovação e desapego do passado ou futuro. “Ando onde há espaço” indica liberdade de movimento e escolha. Por fim, “meu tempo é quando” afirma que o tempo certo é o agora, o momento vivido. Em resumo: é uma defesa da liberdade, do presente e da vida sem amarras.
Demissão
A demissão da apresentadora foi anunciada na manhã de segunda-feira (4) e pegou até mesmo a equipe do Conexão GloboNews de surpresa. Segundo o site TV Pop, os colegas de bancada foram informados apenas minutos antes do início do telejornal. Camila Bomfim e Leilane Neubarth seguiram na apresentação, mas a vinheta de abertura do programa já não exibiu a imagem de Daniela Lima, nem de nenhuma das âncoras titulares.
Internamente, fontes da emissora apontaram que a demissão pode ter sido motivada por comportamentos considerados incompatíveis com o código de conduta da Globo. Entre as diretrizes, está a orientação para que jornalistas não demonstrem proximidade com fontes, especialmente autoridades públicas. Daniela, no entanto, frequentemente expressava no ar sua relação de amizade com políticos e ministros, sobretudo do Supremo Tribunal Federal. Essa postura teria incomodado a alta cúpula da empresa.
Momentos após a notícia circular, a própria Daniela confirmou sua saída no Threads. Ela afirmou que deixava a GloboNews com a sensação de missão cumprida, cabeça erguida e entusiasmo pelos próximos desafios. A jornalista também agradeceu aos colegas de trabalho e se despediu com um “até breve”.
A GloboNews, por sua vez, oficializou não apenas a saída de Daniela Lima, como também dos analistas Eliane Cantanhêde — que estava há 15 anos no canal — e Mauro Paulino, contratado em 2022. Em nota, a emissora classificou as demissões como parte de um processo de “renovação permanente do quadro” e agradeceu aos três pela contribuição à cobertura dos principais acontecimentos políticos do Brasil e do mundo.
Daniela Lima havia sido contratada pela GloboNews em 2022, após se destacar na CNN Brasil.