Correios alertam sobre novo golpe de taxa alfandegária

Clientes têm recebido mensagens sobre terem sido taxados em entregas
Foto que ilustra o trabalho dos Correios Foto que ilustra o trabalho dos Correios
Correios alertam para novo golpe - Image by pch.vector on Freepik

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) emitiu um alerta sobre um golpe que vem vitimando usuários em todo o país. Criminosos estão utilizando o nome e a marca dos Correios de forma indevida para aplicar fraudes, principalmente por meio de mensagens SMS, e-mail e WhatsApp, onde informam falsamente que uma encomenda está retida e exige o pagamento de uma taxa alfandegária para sua liberação.

Segundo a nota oficial divulgada pelos Correios, as mensagens fraudulentas apresentam links que direcionam as vítimas para páginas que simulam o ambiente oficial da empresa, muitas vezes com aparência visual similar ao site verdadeiro dos Correios. Links como pedidocorreios.online e carregar.me estão entre os mais usados pelos golpistas. Nessas páginas falsas, os criminosos solicitam pagamentos via PIX e capturam dados pessoais das vítimas, como nome completo, CPF e e-mail.

Nas redes sociais, diversos usuários relataram ter recebido essas mensagens enganosas. “Só essa semana eu recebi três mensagens dessas, cada uma com valores diferentes”, contou uma internauta no X (antigo Twitter). “Meu Deus, chegou pra mim isso, mas graças a Deus eu não fiz o pagamento”, comentou outra usuária.

Para se proteger desse tipo de golpe, os Correios recomendam que os clientes utilizem o aplicativo oficial da empresa para acompanhar suas encomendas. No aplicativo, é possível rastrear entregas e pagar tributos de importação de maneira segura. A empresa também orienta os clientes a verificarem informações diretamente no site oficial dos Correios (www.correios.com.br) ou em seus perfis nas redes sociais. Em caso de dúvidas, a Central de Atendimento dos Correios está disponível pelos números 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades).

Renata Furbino, professora de Direito Criminal da UniArnaldo, enfatiza a necessidade de atenção redobrada por parte dos consumidores em relação a esses golpes. “Os consumidores precisam estar muito atentos a qualquer tipo de envio de um suposto remetente. Em relação aos Correios, é importante desconfiar de qualquer pedido de informação ou taxa adicional. Os Correios não cobram essas taxas”, explicou a professora. Ela ainda ressalta a importância de comunicar as autoridades policiais em caso de fraude, para que possam iniciar uma investigação.

A Receita Federal também emitiu orientações sobre como evitar cair nesses golpes, destacando que qualquer pagamento relacionado a importações deve ser realizado exclusivamente via DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e que nunca são cobrados valores por PIX, QRCode ou outras formas de pagamento eletrônico.

Os Correios reafirmam que não enviam e-mails ou mensagens de redes sociais solicitando pagamentos e que toda comunicação oficial é realizada pelo aplicativo ou site oficial da empresa. A orientação é para que os consumidores fiquem atentos e sempre desconfiem de mensagens que não sejam provenientes de canais oficiais.

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