Com problema pulmonar, Zé Neto cancela mais shows e adia retorno aos palcos

Primeira suspensão da agenda foi anunciada no dia 23 de julho, após o cantor ser internado
Cantor Zé Neto Cantor Zé Neto
Zé Neto - Foto: Reprodução/Globo

Zé Neto continua afastado dos palcos e novos shows da dupla que ele forma com Cristiano foram cancelados. O cantor foi diagnosticado com uma pneumonia bacteriana e, no dia 23 de julho, as apresentações até o dia 1º de agosto foram suspensas após ele ser hospitalizado. No entanto, agora o cancelamento se estende a mais quatro shows, desta vez até 4 de agosto, até aqui totalizando, portanto, 9 suspensões.

De acordo com o novo comunicado divulgado pela dupla, Zé Neto continua em recuperação, em tratamento, por recomendação médica e seu retorno aos palcos só acontecerá depois de um novo parecer dos profissionais que o acompanham. Nas redes sociais, ele compartilhou um vídeo em que aparece fazendo nebulização.

Cigarro eletrônico

Vale lembrar que, em 2021, o sertanejo foi diagnosticado com “vidro fosco” nos pulmões, uma lesão inflamatória, segundo ele, causada pelo uso excessivo de cigarro eletrônico.

Na época, o cantor aproveitou a situação para alertar sobre os perigos do cigarro eletrônico. “Está tudo bem e realmente passei por um problema sério no pulmão devido ao cigarro eletrônico. Quem mexe com essa bosta, para com isso porque faz mal”, disse Zé Neto na época.

Os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) são proibidos no Brasil desde 2009. Apesar de promovidos como uma alternativa menos prejudicial ao cigarro tradicional, esses dispositivos têm sido associados a sérios problemas de saúde, como doenças pulmonares e cardíacas.

Os líquidos utilizados nos cigarros eletrônicos contêm substâncias químicas como nicotina, propilenoglicol e glicerina vegetal, que podem liberar produtos tóxicos quando aquecidos, como formaldeído e acroleína. Além disso, a presença de metais pesados nos vapores e a capacidade da nicotina de causar dependência e elevar a pressão arterial contribuem para preocupações de saúde.

Estudos também indicam que o uso de cigarros eletrônicos pode causar inflamação pulmonar e afetar o desenvolvimento respiratório, especialmente em jovens. A falta de regulamentação rigorosa e as incertezas sobre os efeitos a longo prazo desses dispositivos ampliam os riscos associados ao seu uso.

Mais notícias

Siga o jornalista Daniel Neblina no Instagram (@DanielNeblina) para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo dos famosos.