A atriz Titina Medeiros, conhecida pelo papel de Socorro na novela Cheias de Charme, morreu aos 48 anos no domingo (11), em decorrência de um câncer de pâncreas diagnosticado em abril de 2025. Ela estava em tratamento há cerca de seis meses no Rio Grande do Norte, mas não resistiu às complicações da doença. Titina nasceu em Currais Novos, no interior do Rio Grande do Norte, e construiu carreira sólida na televisão, participando também das novelas Geração Brasil, A Lei do Amor, Mar do Sertão e No Rancho Fundo.
Durante o velório, realizado no Teatro Alberto Maranhão, em Natal, o amigo Raildon Lucena revelou o primeiro sintoma que Titina apresentou antes do diagnóstico. Segundo ele, a atriz vinha sentindo dores constantes na coluna. “No começo do ano passado, a gente ia para o Crato, no Ceará, em um festival. E ela não foi porque estava sentindo dores na coluna. Aí depois ela compartilhou comigo que buscou o médico e que estava com a suspeita [de câncer], né? Acho que só veio confirmar no quinto exame. Dei muita força para ela, falei meu depoimento, que eu tinha superado um câncer, que, na época, disseram que eu tinha pouco tempo, dois anos [de vida]. Mas consegui superar. A gente tinha muita esperança”, disse Raildon.
Titina optou por manter seu diagnóstico em sigilo, preservando sua privacidade durante todo o tratamento. Ela era casada há cerca de 20 anos com o ator César Ferrario, com quem contracenou em Cheias de Charme. O enterro está previsto para as 17h de segunda-feira (12).
De acordo com a oncologista Clarissa Baldotto, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), dores nas costas ou abdominais podem estar associadas ao câncer de pâncreas, mas muitas vezes são confundidas com condições mais comuns, como gastrite ou problemas musculoesqueléticos. “O principal sinal de alerta é quando se trata de uma dor persistente, que não melhora com o tempo, aumenta de intensidade, não responde bem a analgésicos leves e não está claramente relacionada ao movimento”, afirmou. Segundo a especialista, a atenção deve ser redobrada quando a dor aparece junto com náuseas, vômitos, emagrecimento inexplicado e icterícia, indicando possível obstrução do canal da bile. Ela alerta que o grande desafio do câncer de pâncreas é que, em sua fase inicial, ele geralmente não provoca sintomas.
Saiba mais sobre a morte de Titina:
Confira mais notícias sobre a Titina Medeiros e outros famosos nas redes sociais do jornalista Daniel Neblina.