Morre a avó de Fabiana Justus um ano após revelar câncer

Fabiana Justus prestou homenagem à avó Celia Chryzman nas redes sociais após a confirmação da morte.
Fabiana Justus e sua avó, Celia Chryzman Fabiana Justus e sua avó, Celia Chryzman
Fabiana Justus e sua avó, Celia Chryzman - Foto: Reprodução/ Instagram

A influenciadora digital Fabiana Justus anunciou a morte da avó materna, Celia Chryzman, nesta sexta-feira (20). A empresária publicou um relato nas redes sociais para se despedir de “Celinha”, como a chamava, e relembrou momentos marcantes ao lado da matriarca da família.

“Minha linda avó se foi… e está doendo tanto”, escreveu Fabiana Justus. Na homenagem, ela afirmou que acreditava que a avó ultrapassaria os 100 anos e destacou a “beleza surreal” e a força que sempre a acompanharam. “Mas Deus a quis ao lado Dele antes do que eu imaginava. Para nós, fica uma saudade imensa e um legado que atravessa gerações”, declarou.

Fabiana Justus e sua avó, Celia Chryzman
Fabiana Justus e sua avó, Celia Chryzman – Foto: Reprodução/
Instagram

Filha de Roberto Justus e Sacha Chryzman, Fabiana Justus descreveu a conexão especial que mantinha com a avó. “Eu e a Celinha, como sempre a chamei, tínhamos uma conexão muito especial. Eu me via nela“, afirmou. Ela também relembrou características marcantes da avó: “Guardo comigo o cheirinho dela, o carinho, a voz doce que eu amava ouvir. Amava escutar suas histórias, sentar para conversar sem pressa, aprender com o jeito dela de enxergar a vida”.

Ao falar sobre o legado deixado por Celia Chryzman, Fabiana Justus ressaltou qualidades que iam além da aparência. “Essa mulher perfeita que vocês veem por fora não representa nem um pedacinho do que ela era por dentro. Forte, admirável, determinada, ia atrás de tudo o que queria. Amorosa, generosa, carinhosa”. A influenciadora também destacou o papel da avó como bisavó dedicada aos seus filhos. “Foi uma avó incrível para mim e uma bisa maravilhosa para os meus filhos. Do tipo que deitava no chão para brincar, rolava com eles, ficava horas ali, inteira, presente. Um amor que transbordava”. Ao final, declarou: “Obrigada por tudo. Eu te amo para sempre“.

Nos comentários da publicação, Roberto Justus também prestou homenagem. “Celinha querida! Foi minha sogra por quase uma década! Sempre gentil, pessoa do bem, amada por todos! Uma mulher que serviu de exemplo por ser determinada e apaixonada pela vida! Vai fazer muita falta…”, escreveu.

Câncer e histórico de saúde na família

Em junho de 2025, Fabiana Justus revelou publicamente que a avó enfrentava Leucemia Mieloide Aguda (LMA), o mesmo tipo de câncer que a influenciadora tratou anteriormente. Na ocasião, ela pediu apoio aos seguidores. “Quero muito pedir para nos unirmos mais uma vez em uma corrente de orações e do bem. Dessa vez por essa essa mulher linda da foto… a minha avó. A bisavó dos meus filhos, minha raiz. Ela é forte, doce, cheia de vida. Daquelas presenças que acalmam só de estar por perto”.

No desabafo, Fabiana Justus explicou que a doença começou de forma crônica e evoluiu. “Por ironia (ou mistério) do destino, ela está enfrentando a LMA. Leucemia Mielóide Aguda. Começou crônica, e agora virou aguda. Sempre me senti muito conectada com a Celinha (assim que eu a chamo), e a vida uniu ainda mais nossas histórias. Graças a Deus, ela está respondendo bem ao tratamento. Mas nesse momento, toda oração, pensamento positivo e energia boa fazem a diferença. Posso contar com vocês? Sei o quanto vocês fizeram e fazem a diferença para mim. Sei o poder que temos de união e fé”.

Segundo informações do Hospital Rede D’Or São Luiz, a leucemia mieloide aguda é uma doença rara que atinge a medula óssea quando as células-tronco sofrem mutação genética. O quadro pode ter relação com fatores genéticos e hereditários, além de exposição a produtos químicos, radiação, tabagismo e tratamentos contra outros tipos de câncer. Entre os sintomas estão anemia, infecções, sangramentos, cansaço, fadiga, dor de cabeça, falta de ar, febre, tonturas, perda de apetite e perda de peso. O tratamento inclui quimioterapia, medicamentos e transplante de medula óssea. O diagnóstico cabe ao médico onco-hematologista, com base em exames específicos.

O diagnóstico de Fabiana Justus

Fabiana Justus recebeu diagnóstico de leucemia mieloide aguda em janeiro de 2024, após sentir dores nas costas e procurar atendimento hospitalar. À época, ela amamentava o filho caçula e interrompeu a amamentação devido à internação. Após exames, iniciou rapidamente o tratamento, que incluiu sessões de quimioterapia e transplante de medula óssea.

Durante o período de internação, Fabiana Justus compartilhou com seguidores detalhes da recuperação e efeitos colaterais, como cansaço e queda de cabelo. Ela recebeu alta ainda no primeiro semestre de 2024 e segue em acompanhamento médico.

A morte de Celia Chryzman ocorre menos de um ano após a família tornar público o diagnóstico de câncer.

Confira mais notícias sobre Fabiana Justus e outros famosos nas redes sociais do jornalista Daniel Neblina.