James Van Der Beek morreu nesta quarta-feira (11) em decorrência de um câncer colorretal diagnosticado em 2023. A morte do ator foi comunicada pela família por meio de uma publicação no perfil oficial no Instagram. Segundo o texto, James Van Der Beek enfrentou os últimos dias “com coragem, fé e graça”.
“Nosso amado James David Van Der Beek faleceu em paz esta manhã. Ele enfrentou seus últimos dias com coragem, fé e graça. Há muito a compartilhar sobre seus desejos, seu amor pela humanidade e a sacralidade do tempo. Esses dias virão. Por agora, pedimos privacidade e paz enquanto lamentamos nosso amado marido, pai, filho, irmão e amigo”, afirmou a família na rede social.
James Van Der Beek havia descoberto o câncer colorretal após realizar uma colonoscopia em 2023. À época, o tumor já se encontrava em estágio avançado. O ator tornou o diagnóstico público no ano seguinte e passou a falar abertamente sobre a doença, o tratamento e os impactos do câncer em sua vida pessoal e familiar. O mesmo tipo de câncer vitimou a cantora Preta Gil, em julho do ano passado.
Em entrevistas, James Van Der Beek comentou que não apresentava sintomas evidentes antes do diagnóstico e destacou a importância da triagem precoce. “Antes do meu diagnóstico, eu não sabia muito sobre câncer colorretal. Eu nem percebi que a idade de triagem caiu para 45; eu achava que ainda era 50”, declarou em entrevista ao Healthline.
De acordo com o oncologista Artur Ferreira, da Oncoclínicas, o câncer colorretal se desenvolve no intestino grosso ou no reto. Segundo o especialista, o principal tipo do tumor é o adenocarcinoma, o mesmo que acometeu James Van Der Beek e Preta Gil. Em cerca de 90% dos casos, a doença se origina a partir de pólipos que, sem diagnóstico e tratamento, podem sofrer alterações ao longo do tempo.
Artur Ferreira explica que, apesar de muitas vezes silencioso, o câncer colorretal pode apresentar sinais como alterações do hábito intestinal, constipação, diarreia, afilamento das fezes, ausência de sensação de alívio após evacuar, massas palpáveis no abdômen, sangue nas fezes, dores abdominais, perda de peso sem causa aparente, fraqueza e fadiga. Entre os fatores de risco estão dietas ricas em alimentos ultraprocessados, alto consumo de carnes vermelhas, sobrepeso, obesidade, inatividade física, tabagismo e doenças inflamatórias intestinais. Fatores hereditários também são considerados, embora exerçam menor influência.
Segundo o médico, grande parte dos casos de câncer colorretal é curável quando o diagnóstico ocorre precocemente. “Diferentemente do câncer de mama, o tumor colorretal pode ser descoberto ainda na fase pré-cancerosa por meio da colonoscopia”, afirmou. Após o diagnóstico, a definição do tratamento ocorre de forma individualizada por uma equipe multidisciplinar.
James Van Der Beek deixa a esposa, Kimberly Brook, e seis filhos. Ao longo do tratamento, o ator concedeu entrevistas nas quais falou sobre o impacto da doença na rotina familiar e na relação com as crianças.
Conhecido mundialmente por interpretar Dawson Leery na série adolescente “Dawson’s Creek”, James Van Der Beek se tornou um fenômeno da televisão norte-americana entre o fim dos anos 1990 e o início dos anos 2000. A produção foi exibida originalmente entre 1998 e 2003 e revelou nomes como Katie Holmes, Joshua Jackson e Michelle Williams.
Antes do sucesso na televisão, James Van Der Beek já atuava no teatro e em produções independentes. Durante a exibição de “Dawson’s Creek”, também investiu no cinema e estrelou o drama esportivo “Marcação Cerrada”, além de participar de filmes como “The Rules of Attraction” e “Jay & Silent Bob Strike Back”.
Após o encerramento da série, James Van Der Beek retornou aos palcos e passou a fazer participações em produções televisivas como “Criminal Minds”, “How I Met Your Mother”, “One Tree Hill”, “Mercy”, “Friends with Better Lives” e “Don’t Trust the B- in Apartment 23”. Em algumas dessas produções, interpretou versões caricatas de si mesmo, o que lhe rendeu elogios da crítica.
O ator também integrou o elenco de “CSI: Cyber”, participou de “Pose” e atuou como dublador na animação “Vampirina”. Nos realities, competiu em “Dancing with the Stars”, participou de “The Masked Singer” e teve aparições recentes na série “Overcompensating”. Seu último trabalho lançado foi o filme “Outro amor fora do tempo”.
Confira mais notícias sobre James Van Der Beek e outros famosos nas redes sociais do jornalista Daniel Neblina.