Saiba por onde anda a atriz Dill Costa, de Rainha da Sucata

Atriz que viveu Vilma em Rainha da Sucata construiu nova carreira artística em Chicago
Atriz Dill Costa em Rainha da Sucata Atriz Dill Costa em Rainha da Sucata
Atriz Dill Costa - Reprodução/ Globo

A atriz Dill Costa pode ser vista atualmente na reprise da novela Rainha da Sucata (1990), exibida no Vale a Pena Ver de Novo, da Globo. Na trama, ela interpretou Vilma, personagem que atuava na boate Sucata e mantinha um relacionamento não assumido com Rafael, vivido por Mauricio Mattar. Vilma também era amiga de Adriana, papel de Cláudia Raia, e integrava de forma velada o núcleo da família Figueroa. Esse trabalho marcou a estreia da atriz no horário nobre da emissora.

Ex-atriz de Rainha da Sucata Dill Costa
Atriz Dill Costa – Reprodução/ Instagram

O convite para integrar o elenco partiu do diretor Jorge Fernando (1955–2019), que assistiu a Dill em um espetáculo de teatro musical. “Eu estava fazendo um trabalho de teatro musical quando o diretor Jorge Fernando me assistiu e me convidou para um teste. Ir direto do teatro para a televisão é excitante e, ao mesmo tempo, assustador, por causa da visibilidade”, afirmou a atriz em entrevista ao jornal O Globo. Segundo ela, sua formação influenciou diretamente a construção da personagem. “Como eu vinha do teatro e da dança, eu tinha um corpo malhado, um perfil físico forte, e isso acabou fazendo parte da composição da Vilmar”, disse.

Após Rainha da Sucata, a atriz Dill Costa seguiu na televisão e integrou o elenco de Malhação (1995), onde interpretou Candelária, além de participar da novela Coração de Estudante (2002). Paralelamente à atuação, ela manteve uma ligação constante com a dança e a música, áreas que sempre fizeram parte de sua trajetória profissional.

Ex-atriz de Rainha da Sucata Dill Costa
Atriz Dill Costa – Reprodução/ Instagram

Desde 2003, a atriz vive em Chicago, nos Estados Unidos. Casada com o norte-americano Rafael Derrios, ela mora no país há cerca de 22 anos. A mudança ocorreu após o relacionamento se consolidar. “Em 2000 fui ‘atropelada’ por uma paixão. Estava leve, livre, solta e, de repente, dei de cara com alguém que balançou toda a minha estrutura”, contou em entrevista à revista Quem. Sobre a decisão de deixar o Brasil, ela explicou: “Por mim não viria para cá, mas tive que colocar na balança. Foi uma decisão muito difícil na minha vida. Tinha anos de profissão e estava em um momento em que tudo estava dando super certo, com contrato”.

Nos Estados Unidos, a atriz reconstruiu a vida pessoal e profissional. Atualmente, trabalha como professora de cultura, dança e movimento, além de atuar com arte e educação física. “A dança e a música sempre foram minhas parceiras profissionais. Quando me mudei para os Estados Unidos, continuei desenvolvendo meu trabalho na área. Mas o sonho de um dia retomar meu trabalho como atriz permanece”, afirmou.

A distância do Brasil segue como um ponto sensível para a artista. “Aqui, tive que reconstruir minha vida. Sou eu e meu marido, que é daqui, e a família dele. Minhas raízes, minha família, meus amigos, ficaram no Brasil”, disse ao O Globo. Ela também destacou as diferenças culturais: “As relações aqui são diferentes, mais individuais. Mesmo entre brasileiros, os encontros são marcados com muita antecedência. No Brasil, a gente liga e diz: ‘Estou passando aí em cinco minutos’”.

Em novembro, a atriz estreou o espetáculo A Minha Alma é Ancestral, que dirigiu e coreografou. O trabalho aborda a cultura brasileira e a umbanda, religião que faz parte de sua vida. Apesar de consolidada como professora e artista nos Estados Unidos, Dill Costa afirmou que mantém o desejo de voltar à televisão brasileira. “Quando vou ao Brasil, vou até a emissora e renovo meu cadastro. Não tenho agente no Brasil batalhando por trabalhos para mim, então é mais difícil. Mas estou aberta e quero muito fazer participações ou papéis que necessitem de mim por uma temporada lá. Estou aberta. É só me chamar que pego um voo”, declarou.

Confira mais notícias sobre a atriz Dill Costa e outros famosos nas redes sociais do jornalista Daniel Neblina.