Autora de Vale Tudo revela quem são os cinco suspeitos de matar Odete Roitman

Dez finais diferentes foram gravados para preservar o suspense até o último capítulo
Atriz Débora Bloch como Odete Roitman de Vale Tudo Atriz Débora Bloch como Odete Roitman de Vale Tudo
Débora Bloch como Odete Roitman - Foto: Manoella Mello/Globo)

A autora do remake de Vale Tudo, Manuela Dias, revelou no programa Fantástico deste domingo (5) que o mistério sobre a morte de Odete Roitman, interpretada por Débora Bloch, envolve cinco personagens. Segundo ela, dez finais diferentes foram gravados pela equipe e pelo elenco, com o objetivo de preservar o suspense e manter em segredo a identidade do verdadeiro culpado até o último capítulo.

Os principais suspeitos são Marco Aurélio (Alexandre Nero), Celina (Malu Galli), César (Cauã Reymond), Maria de Fátima (Bella Campos) e Heleninha (Paolla Oliveira). Manuela explicou que todas as versões gravadas mostram tanto os personagens cometendo o crime quanto sendo inocentes. Dessa forma, nem mesmo os atores sabem quem é o assassino de Odete Roitman. A autora afirmou que apenas ela e o diretor artístico da novela, Paulo Silvestrini, conhecem o desfecho verdadeiro da trama. Veja:

Durante a entrevista concedida à jornalista Poliana Abritta, Manuela comentou que o processo de escrita foi sendo ajustado ao longo da exibição da novela. Inicialmente, afirmou já ter definido o assassino em março, mas explicou que a escolha mudou ao longo do desenvolvimento da história. “Acho que tem essa coisa de ser uma obra aberta. Isso foi se construindo ao longo da trama”, afirmou.

A escritora também fez observações sobre a relação emocional com sua criação. “Também fiquei apaixonada pela Odete, então deu dó”, disse, ao comentar sobre o desfecho da vilã. De forma bem-humorada, relatou que tem recebido cobranças de diferentes pessoas a respeito do mistério: “Estou sendo chantageada da minha filha até o garçom”, brincou.

Além dos detalhes sobre o assassinato, Manuela revelou uma das mudanças mais marcantes em relação à versão original exibida em 1988: a decisão de manter Leozinho, filho de Odete Roitman, vivo. A autora contou que teve a ideia durante a madrugada e decidiu incluí-la no enredo como uma reviravolta.

Manuela também falou sobre a pressão de escrever uma novela das nove e como lida com as críticas. Ela contou que pratica meditação para se equilibrar e manter o foco durante as etapas de criação e gravação. “Ser roteirista de novela das nove é lidar com críticas. Procuro aprender e isso é fundamental”, afirmou.

O remake de Vale Tudo, que marca os 60 anos da TV Globo, está em sua penúltima semana de exibição. O último capítulo vai ao ar no dia 17 de outubro e trará a resposta definitiva para uma das perguntas mais famosas da teledramaturgia brasileira: quem matou Odete Roitman?