Pouco mais de 10 dias após a morte de Preta Gil, o único filho da cantora, Francisco Gil, e a sobrinha dela, Flor Gil, decidiram prestar uma homenagem à artista. Na quinta-feira (31), os dois tatuaram o nome “Preta” na lateral das mãos.
A escolha do local e do gesto não foi aleatória. Preta Gil era conhecida por tatuar na pele os nomes de pessoas importantes em sua vida. No antebraço, ela carregava as inscrições “Francisco” (seu filho) e “Sol de Maria” (sua neta), além de “Jesus” e “Amor”. Na lateral da mão, tinha a palavra “Drão”, apelido de sua mãe, Sandra Gadelha.
“Típico de mainha. Agora foi nossa vez”, escreveu Francisco em um story no Instagram, ao lado de uma foto que mostrava as tatuagens. Flor, por sua vez, compartilhou uma imagem de mãos dadas com o primo e acrescentou: “Um amor que vai além do céu, por ela 🤎”.
Veja as tatuagens:

Preta Gil mantinha uma relação profunda com a espiritualidade. No corpo, carregava símbolos que representavam fé e ancestralidade, como a palavra “Jesus”, o termo “Amor”, três corações e um espelho — este último, um símbolo associado a Oxum, orixá da beleza e fertilidade. A nova tatuagem feita por Francisco e Flor segue essa tradição de amor, devoção e memória familiar.
Últimos dias de Preta
Francisco e Flor estiveram ao lado de Preta Gil durante o tratamento dela nos Estados Unidos, onde ela se submetia a uma imunoterapia experimental, indicada para pacientes em estágio avançado de câncer. Preta faleceu no dia 20 de julho, aos 50 anos, vítima de um câncer colorretal.
Preta pra sempre
Além das homenagens pessoais, o legado de Preta Gil também seguirá vivo no Carnaval. O tradicional Bloco da Preta voltará às ruas em 2026 como uma grande celebração em memória da artista. Criado por ela em 2009, o bloco se tornou um dos mais queridos do Carnaval carioca e reuniu multidões ao longo dos anos. A edição mais recente ocorreu em 2024 e marcou o retorno da cantora aos palcos após a primeira fase do tratamento contra o câncer.
Segundo informações do portal Leo Dias, a próxima edição está prevista para acontecer no pré-Carnaval do Rio de Janeiro, durante os dias oficiais da folia em Salvador e no pós-Carnaval em São Paulo, como já vinha ocorrendo nos anos anteriores.
Em 2025, o bloco precisou ser cancelado por conta da recuperação de Preta após uma cirurgia realizada em dezembro. No anúncio da Riotur sobre a suspensão do evento, a organização expressou a esperança do reencontro em breve e lamentou a ausência da artista: “Preta, vamos todos sentir sua falta nesse carnaval, mas não se avexe não: 2026 é logo ali e em breve vamos te dar aquele abraço!”.