Liverpool vai manter salário de Diogo Jota após morte do jogador; saiba quem receberá

Atleta e seu irmão, André Silva, morreram em um acidente de carro na região de Zamora, na Espanha
Jogador Diogo Jota Jogador Diogo Jota
Jogador Diogo Jota - Foto: Reprodução/ Youtube

O Liverpool decidiu honrar integralmente o contrato de Diogo Jota mesmo após a morte do atleta. O clube inglês vai pagar à família dele os salários e bônus que ele receberia nos dois anos restantes de vínculo, totalizando aproximadamente 7,28 milhões de euros por ano, ou 46,4 milhões de reais. A decisão foi tomada como forma de prestar homenagem ao jogador e oferecer suporte à sua esposa, Rute Cardoso, e aos três filhos do casal.

Diogo Jota, aos 28 anos, e seu irmão, André Silva, de 26 anos — que também era jogador profissional —, morreram em um acidente de carro na região de Zamora, na Espanha, na quinta-feira, dia 3. A Lamborghini Huracán em que estavam saiu da pista após um pneu furar, colidiu e explodiu às margens da rodovia, deixando os irmãos carbonizados. Eles retornavam de Portugal para a Inglaterra de carro porque Jota havia passado por uma cirurgia no pulmão e foi desaconselhado a viajar de avião. O plano era seguir até Santander e depois embarcar em um transporte marítimo.

Morte pós casamento

Jota e Rute se conheciam desde a época da escola, mas oficializaram o casamento apenas 11 dias antes da tragédia. O funeral dos irmãos ocorreu no sábado (5), em Gondomar, com a presença de companheiros do Liverpool como Van Dijk, Robertson, Mac Allister e Chiesa, que carregaram uma coroa de flores em forma de camisa. O clube ainda anunciou que “imortalizará” a camisa 20 em sua homenagem.

Trajetória de Diogo Jota

Revelado pelo Paços de Ferreira, o atleta teve passagens por Atlético de Madrid, Porto e Wolverhampton antes de ser contratado pelo Liverpool em 2020 por 44,7 milhões de euros ou 286 milhões de reais na cotação atual. Em 182 jogos pelos Reds, marcou 65 gols e deu 26 assistências, sendo peça-chave na conquista da Premier League 2023-24, além de uma Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga. Pela Seleção de Portugal, foi convocado 50 vezes (14 gols), venceu a Nations League (2019 e 2025) e disputou as Eurocopas de 2021 e 2024.

As informações foram divulgadas pela CNN Brasil.